ÁRIES, o Primeiro
- Nina & Alice
- 21 de mar. de 2018
- 7 min de leitura

Simbolo de Áries, o primeiro. Criado por mim.
Finalmente posso fazer meu post desejando FELIZ ANO NOVO! Que este novo ano astral venha com muito movimento, iniciativa, força de vontade e motivação; que saibamos começar projetos - e terminá-los! - e usar nossa energia extra aditivada para coisas boas! Que nós, nesse período de sol em áries, consigamos driblar o estresse, agressividade, impaciência e impulsividade do signo! Amém.
Brincadeiras à parte, de fato esse é o começo do nosso ano novo astral. Muitas pessoas nem fazem ideia, mas o ano astral só se inicia quando o ciclo volta pro primeiro signo. Na nossa mandala astral, na "roda de reencarnação" do zodíaco, pode-se observar que os signos obedecem uma ordem cíclica, passando de "um para o outro": áries para touro, gêmeos, câncer... até chegar em peixes e retomar o ciclo, voltando para áries. Portanto, é exatamente como funciona nosso ano: dezembro a janeiro, tudo de novo mais uma vez.
Por isso, o nosso ano astral se inicia com Áries, o primeiro de todos! Abrindo as portas do zodíaco, áries é aquele signo que normalmente o pessoal fala bem mal. Por conta do apelido 'carinhoso' - "satanáries" - as pessoas que nascem sob o Sol ariano já têm uma certa má fama. "Ih, ariano? Sai de perto!". Contudo, temos que admitir que os arianos são tudo de bom porque esse signo tem muitas qualidades que nunca nem são mencionados pelos odiadores de satanáries.
Vamos às características técnicas desse signo:
- Primeiro do zodíaco; cardeal; primeiro do elemento fogo.
- Rege marte e é exagero positivo do sol.
- Casa I - o ascendente (personalidade) "eu sou".
Áries é o primeiro signo, abrindo o zodíaco, e essa 'iniciativa' se repete em várias outras questões: primeiro do fogo, cardeal, primeira casa... Já dá para notar que o assunto do signo é "começos" - afinal de contas, o ano astral se inicia em seu período, por conta dele. É, sem dúvidas, um signo de iniciativas, aquele que começa projetos e atividades, que tem força de vontade de ir para frente, movimento.
Ser um signo "cardeal" significa que este é um "abre-alas" daquele elemento, tem as características de seu elemento intensificadas de uma forma exagerada. Assim, sendo do elemento fogo, Áries é intenso, ardente, ansioso e apaixonado; signo que queima - nem sempre da forma confortável e agradável como leão. Se fosse uma personificação, Áries seria um meteoro caindo em chamas na Terra: fascinante, rápido e destrutivo.
É o signo da personalidade; a casa I fala sobre o ascendente que é, justamente, a personalidade que mostramos ao mundo. Nossa máscara, nosso amadurecimento, tudo. É o que somos, porque a Casa I é "o que eu sou"; a primeira coisa que nossa consciência percebe quando nascemos é a si mesma - ainda bebês, não vemos nada além de nós mesmos. Isso tudo porque esta área do mapa pertence a Àries: signo de personalidade, reforça seu eu de forma empoderada e decidida ou egoísta e infantil. Essas características negativas de áries estão presentes também em uma vênus - justamente por ser do signo oposto do planeta (libra), áries é um signo um tanto quanto 'anormal' pra esse planeta, que busca liberdade e maturidade. Torna-se uma vênus possessiva e ciumenta, por exemplo, dada a joguinhos emocionais, dessas que tendem a enxergar somente seus lados em uma discussão de relacionamento.
A Lua em áries também não é muito propícia, levando-se em consideração a ansiedade e intensidade super exaltadas do signo. Claro, ele é positivo porque é muito de iniciativa de sentir e compreender o que está sentindo - ele tenta! Por isso, sente de uma forma muito forte, como se fosse a primeira vez sempre. Contudo, pode ser bastante egoísta e agressivo, novamente, e não saber expressar o que sente - sendo mais agudo do que deveria.
Inclusive, esse problema de ansiedade é bem característico daqueles que possuem saturno ou urano em áries (o que estamos vivendo, agora).
Regente do planeta Marte, o signo fala sobre movimento, dar a cara a tapa, correr atrás do que quer; por ter muita iniciativa e muita paixão, os arianos têm muita força para seguirem o que querem até o fim, determinados e ansiosos. Querem colocar no papel suas ideias mais geniais, suas maiores vontades - seja para trabalho ou na vida pessoal - e muitas vezes, de forma ansiosa, buscam essa realização a todo custo, pagando qualquer preço! Na maior parte das vezes, pagam com a própria saúde mental, tornando-se estressados e cansados (porque, além de terem muita energia, são muito agitados). E, por demandarem muita energia no começo, quase não possuem no final e, por conta disso, quase não finalizam o que começaram.
E ficam angustiados. E querem fazer outra vez, dessa vez melhor! E correm atrás, ansiosos e desesperados, e o ciclo recomeça várias e várias vezes.
Infelizmente, isso é algo que Áries ainda precisa aprender: a calma, paciência e certeza taurinos. Na mandala astral, observamos a roda de reencarnação de cada signo e isso é bastante importante para entendermos quem são os signos e o que precisam aprender com o seguinte ("inferno astral" não é para ser um período de azar, na verdade é feito para ser um momento de balança e reserva, quando sentamos com nosso signo de inferno astral e aprendemos sobre nosso ano anterior e o próximo). Neste caso, Áries tem muito a aprender em sua próxima vida como touro! O signo de fogo vem, sozinho, ensinar ao universo as funções do fogo, cardeais e dos signos, em si! Solitário, ele apresenta todas essas ideias e introduz, portanto, a energia de começo - sem ela, a roda de reencarnação não teria começado.
Essa é uma das melhores características do signo, com certeza. Infelizmente, acaba sendo exagerada pela ansiedade e necessidade de provar, constantemente, que sabe fazer, sabe do que está falando; por ser regente de Marte, Áries se torna um tanto quanto "ditador" (nada como capricórnio), e passa a dar ordens aqui, acolá e lá também, quase como um "viciado por controle" (controlfreak). Muitas vezes, pode fazê-lo de forma bastante infantil e imatura, meio agressivo (já que marte é um planeta que fala sobre agressividade), um tanto quanto grosso. Justamente por isso que um mercúrio em áries pode ser um tanto quanto agressivo em sua forma de pontuar argumentos ou fatos; fala e pensa de forma muito rápida, e acha que boa parte das outras pessoas têm que acompanhar essa velocidade.
Claro que a percepção do signo Áries muda para cada pessoa! Nem todos os arianos são dessa forma, porque o mapa influencia bastante o sol da pessoa. Entretanto, o signo principal (o famoso Sol) não está aí pra nada. Como eu sempre digo: nascemos em um signo por algum motivo, temos uma missão! E a de Áries é aprender com seu oposto complementar: libra.
Libra é um signo de outro, primeiro que passa a pensar no outro ao invés de si mesmo, e que fala bastante sobre 'submissão', entrega, cuidado, diplomacia; um signo que fica muito em segundo plano, e parece não ter tanta atitude, "fica em cima do muro" porque não quer desagradar ninguém e muitas vezes se anula por conta disso. Bem oposto à áries, mas complementares porque ambos se relacionam com personalidade pura de alguma forma: áries consigo mesmo ("Eu sou", "eu me mostro ao outro" - ascendente) e libra com o outro ("o que o outro é", "o que procuro no outro" - o descendente).
E justamente, ter nascido no momento ariano significa que tudo do seu mapa será lido em função de áries! É o sol que ilumina o campo, os relevos do mapa astral; é como fazer uma vitamina de banana: o líquido principal é seu sol, e a banana é ascendente. Ambos fundamentais, mas sem o líquido... sua vitamina não seria uma vitamina. Podemos usar exatamente os mesmos ingredientes, mas se eu usar água de coco (aquário) e você leite (áries), teremos gostos e consistências muito diferentes.
Ter nascido no momento ariano significa que sua missão será sempre, e para sempre, aprender a lidar com a sua própria personalidade: crescimento e amadurecimento constante; a busca pela compreensão do outro, pela diplomacia - ser um pouquinho mais libriano, aprender com este signo a não ser tão egoísta ou imaturo, e a exaltar suas boas características que faltam em libra.
O sol é um astro regido por leão, e justamente por causa disso o "sol" significa "ego", a personalidade pura. Exatamente como o exemplo ariano anterior: é tudo o que rege seu mapa, vai iluminar cada canto do seu mapa, e tudo será em função do sol - que é leonino. Entretanto, todos os planetas possuem suas dignidades (signos naturais) e exaltações (signos de exagero positivo), e áries é justamente o exagero do sol: tão forte, tão intenso, que chega a queimar. Por isso que dizem que arianos são "difíceis" de lidar: é o exagero do sol, exagero da própria personalidade.
Claro que, quando falo "arianos" ou características de áries, é como se estivesse falando da pessoa áries; como se o signo fosse uma pessoa, de tão ariano que é. Nesse caso, aconselho que você tente imaginar os doze signos como pessoas numa mesa de bar! Áries, o primeiro a chegar, é aquele que está provavelmente falando mais alto que todo mundo, batendo na mesa para provar seu ponto, rindo escandalosamente, e provavelmente demorando um tanto a aceitar os argumentos dos outros. É o que levanta para pegar a cerveja, aquele que inicia os assuntos e levanta tópicos e que chama a galera pra sua casa depois.
Particularmente, gosto muito do signo; claro, é preciso ter muita paciência pra lidar com crianças (especialmente a criança mimada que bate o pé, que áries pode vir a ser) e, falando nelas, a relação do signo com fertilidade não é das melhores. Júpiter em áries é um tanto quanto difícil justamente pela metáfora de que "fogo intenso queima lavouras" - nada fértil, portanto. Quem possui casa 5 em áries (a casa dos filhos!) pode ter uma certa dificuldade, e a criança pode ser meio mimada... Além disso, júpiter ariano é aquele pai/mãe que controla os filhos, impõe regras, tem muita energia e boa vontade, mas também pode ser tão infantil quanto as crianças!
Aos arianos que fazem aniversário agora: parabéns, mais um ano astral está se iniciando para vocês e espero que, durante esse momento breve de inferno astral, pensem muito cuidadosamente sobre o que fizeram no 'ano passado' e o que vem pela frente. Muita paz e calma, muito touro na vida de vocês e, especialmente, muito capricórnio! Vamos aproveitar os momentos de capricórnio e virgem intensos para realizar os projetos que nunca terminaram - pela ansiedade e 'falta de tempo'.
Feliz ano novo astral.
Comments