O Céu - 16/03 a 01/
- Nina & Alice
- 17 de mar. de 2018
- 10 min de leitura

Constelação de Áries (imagem feita por mim).
Este é mais um post da série "o céu", no qual eu falo sobre como estará o céu em determinado momento - normalmente para cada duas semanas, mas acho que será interessante falar até o começo de abril.
Já posso adiantar que o maior problema desse período será o começo de um mercúrio retrógrado em áries (que deve durar aí até o dia 15 de abril!) e que provavelmente vai influenciar negativamente não somente as questões de relacionamentos e diálogos, como também foco e estudos.
Claro que o astro que mais mudará durante todo esse tempo é a lua (já que seu ciclo varia entre 2 e 3 dias). Vamos à nossa tabela de signos:
- Sol em peixes (saindo do último decanato - plutão): personalidade de forma pisciana, procurando se conectar emocionalmente com o outro, compreender os sentimentos alheios; se doar ao outro de modo a sustentá-lo. Neste período, se relaciona extremamente com a força e verdade pessoais, movimentos espirituais.
- Lua em peixes (primeiro decanato - netuno): sentimentos e instintos piscianos, seguindo o mesmo padrão do Sol em peixes. Estamos passando por uma fase de muita sensibilidade energética, como é característico do signo, de forma a equilibrar um pouco as relações tensas de mercúrio e vênus.
- Mercúrio em áries (segundo decanato - sol): mercúrio ariano tem fortes tendências de pensamento muito rápido, assim como a comunicação; muita iniciativa e paixão em seus discursos, apesar de não ser muito interessante levando em consideração a característica de "pular para conclusões" do signo e sua relativa agressividade. Áries no decanato do sol pode ter uma leve tendência egoísta.
- Vênus em áries (segundo decanato - sol): tendência forte de diálogos e posicionamentos ativo-agressivos dentro das relações. Mesmo momento do mercúrio e, portanto, muita impulsividade, impaciência e tendências egoístas - tudo exagerado pela relação de conjunção (proximidade) entre venus e mercúrio!
Os outros planetas seguem em seus ciclos grandes demais. Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão demoram anos para sair de seus signos e, portanto, manterão exatamente a mesma tendência astral dos últimos tempos - somente mudando as relações (aspectos) com os planetas mais rápidos citados anteriormente.
Apenas lembrando:
- Júpiter em escorpião (último decanato - lua): intuição e senso de justiça de modo escorpiano (emocionalmente carregado, sensível a tudo e todos, e obcecado), com uma leve pitada de sensibilidade aos sentimentos e energias alheios. Em relação à parte de previsões, significa "filhos" de forma escorpiana com uma leve pitada de sensibilidade - muito sensível ao negócio de ter filhos, e bastante fértil.
- Saturno em capricórnio (no primeiro decanato - saturno): problemas e mudanças astrais de forma capricorniana (materiais, racionais e construtoras), com mais uma leve pitada de mudanças.
- Urano em áries (no último decanato - júpiter): liberdade de espírito, originalidade, de forma ariana (impulsiva, ansiosa e cheia de energia), com uma leve pitada de intuição e criatividade.
- Netuno em peixes (no segundo decanato - lua): idealismo de forma pisciana (signo natural desse planeta!) - distraído, sábio e intuitivo por natureza - com uma leve pitada de sensibilidade aos outros e energias.
- Plutão em capricórnio (início do último decanato - mercúrio): motivação pessoal e ideais espirituais, e sociedade de forma capricorniana (construtora, conservadora e materialista), voltada para comunicação e pensamentos, expressão comunicativa.
Estamos vivendo um momento muito delicado para lidar com o outro. Saímos de um período em que praticamente todos os planetas estavam no signo de peixes, regidos por uma compreensão emocional do outro e uma entrega sentimental muito maior; conexão espiritual, sensibilidade energética. Era um período extremamente propício para diálogos, conversas esclarecedoras de forma a buscar sempre o crescimento pessoal e nas relações (influências de mercúrio e vênus piscianos).
Entretanto, entramos com mercúrio e vênus em áries muito recentemente, e essa "sabedoria" pisciana foi imediatamente substituída pela paixão e iniciativa arianos. A mentalidade, comunicação, pensamentos, planejamentos... todos esses aspectos de mercúrio se tornam mais rápidos e ansiosos que o normal, então é muito comum que durante essa época as pessoas fiquem "nervosas", mais ansiosas que o normal para planejar e tirar projetos do papel. Queiram ter logo aquela conversa importante para 'adiantar', marcar, projetar e organizar seus interesses rapidamente - como se fossem morrer no dia seguinte. Infelizmente, a ansiedade é uma característica marcante no signo de Áries que, além de primeiro do zodíaco, é também cardeal do elemento fogo.
Além disso, os pensamentos se tornam mais rápidos, ansiosos e nem sempre corretos. Áries é um signo que tem uma péssima mania de simplesmente pular para as conclusões: pensa em algo e antes mesmo de apurar os argumentos e/ou fatos calmamente, conclui com pressa e impaciência; acha que está sempre correto e, de forma agressiva (mercúrio também é a comunicação) impõe suas ideias. O maior problema é que, neste momento, passamos por um mercúrio no decanato do Sol, e esse método falado anteriormente pode ser pontuado de uma forma bastante egoísta e egocêntrica: podemos simplesmente sair concluindo quaisquer fatos, de forma abrupta, e pontuá-los do modo mais agressivo e egoísta possível, enxergando sempre nosso lado e vantagens.
O maior problema será no dia 23 de março (termina em 15/04, voltando a ser direto) quando o mercúrio se tornará retrógrado (ou seja, vai "dar ré" no céu - planetas não dão ré na vida real, mas segundo a astrologia isso é possível). O que significa ficar "retrógrado"? Basicamente, esse planeta vai adquirir e exaltar somente características meio negativas do signo em que está, assim como de seu decanato; vai fazer um movimento para trás forçado, que não é natural. Por isso, a partir dessa data, o mercúrio vai assumir um posicionamento bastante negativo exagerando as características de impaciência, "cegueira e surdez" arianos (agindo por impulso, concluindo fatos a partir de "suposições"), infantilidade, imaturidade e, especialmente, agressividade.
Isso pode ser bastante ruim para quem vai fazer prova, por exemplo. Mercúrio em áries já é bastante impulsivo, de forma retrógrada nem se fala! Uma situação muito comum desse período é: pessoas naturalmente desatentas ficam ainda piores durante provas, de modo que nem sequer leem todo o enunciado e já escrevem suas respostas - ou até pessoas atentas que, por algum motivo, cometem erros bobos em testes. Claro que não é uma situação obrigatória, mas pode vir a acontecer - especialmente levando em consideração os tipos de mercúrios de cada um e também onde, exatamente, esse mercúrio retrógrado em áries vai "cair" no mapa do ano da pessoa.
Mercúrios propícios de serem influenciados pela "pressa" ariana: Gêmeos, Libra, Sagitário... mercúrios tão "apressados" ou hiperativos quanto Áries.
O mercúrio retrógrado se relaciona não somente em questões de "atenção" ou mente, mas como na comunicação (ainda mais egocêntrico, infantil e agressivo, "cego e surdo" para argumentos exteriores e opostos aos de Áries) e, especialmente, relacionando-se com a vênus! Em um relacionamento (não somente amoroso) há muito diálogo e conexão mental entre as pessoas, de modo que se o mercúrio está voltado para as características negativas anteriormente citadas, isso também influenciará nas relações!
Digamos que eu esteja discutindo com minha namorada sobre algumas questões; com esse mercúrio eu posso acabar enxergando somente meu próprio lado, pontuando apenas minhas questões, e argumentando de forma ainda mais agressiva do que antes. Justamente porque além da comunicação ariana, estarei me colocando no relacionamento de forma ariana! A Vênus não é "o amor", mas sim "como nos colocamos em um relacionamento"; portanto, se eu me porto de forma ariana, pode significar tanto a energia e iniciativa, paixão, como também o egoísmo, infantilidade, possessividade e ciúmes arianos (influenciados especialmente pelo mercúrio).
Mercúrios que podem ser bastante influenciados por essa tendência ariana: leão, aquário, escorpião... aqueles fixos que são bastante "teimosos" e só enxergam suas próprias verdades e seus mundos.
Tudo se torna ainda mais exagerado com a entrada de um sol em áries, no dia 21 de março. Parabéns aos arianos! Entrando no dia 21, o Sol vem para exaltar todas essas características ditas antes (não vou repetir tudo, e já adianto que teremos um post especial de aniversário para os arianos), especialmente no que se diz sobre a personalidade. É um momento de exaltação da própria personalidade e ego - lembraram do egocentrismo causado pelo decanato do sol? Pois é.
Em compensação, anteriormente, marte sai de sagitário e entra em capricórnio. No dia 18 de março (termina em 17 de maio, entrando em aquário!), o planeta entra no signo de sua exaltação (exagero positivo) que, como sempre, tem dois lados. O marte em capricórnio é extremamente positivo no que diz respeito aos astros em áries, justamente porque, como signo de terra, capricórnio tem uma habilidade incrível de lutar, trabalhar, batalhar e construir tudo o que quer. É o signo que tira projetos do papel e os realiza; que, assim como todos os outros signos de terra (touro e virgem), consegue tudo o que quer. Portanto, está combinado com essa impulsividade e força de vontade de iniciar projetos (mercúrio) e de forma mais concisa e correta nos relacionamentos (vênus) - com responsabilidade, o marte se torna um signo muito de "contratos": se combinamos algo no relacionamento, portanto devemos cumprir. Temos acordos entre nós, se não cumprirmos... o marte em capricórnio não fica muito satisfeito.
Justamente o lado mais negativo de marte em capricórnio é sua tendência ditatorial. É um signo bastante autoritário quando no planeta marte (fala justamente sobre ação, decisão, o que nos movimenta e como nos portamos quando nos 'movimentamos'; sexo!) e acaba se tornando muito agressivo quando ligado às características negativas de áries! Então, já dá pra imaginar a combinação explosiva negativa que poderia ser ambos os signos juntos - tanto em questões de mercúrio ("dialogando" de forma autoritária, totalmente sem enxergar o outro!) quanto vênus (tratando o outro de forma possessiva e ditatorial).
[Quanto ao sexo, marte em capricórnio é muito positivo para aqueles que querem "firmar contratos": o que se mantém em marte em capricórnio, fica mantido! Se queremos algo casual, o contrato é firmado e buscamos seguir exatamente o que foi acordado - diferente do anterior, que buscava diversificação, explorar curiosidades e outras "áreas" ou formas de sexo].
A falta de marte em sagitário é bastante sentida em todos os aspectos. Sagitário poderia piorar muito a hiperatividade ariana, mas daria uma boa tranquilidade ao signo. Capricórnio, por outro lado, trás uma responsabilidade muito forte e muita concisa ao áries, de modo a realizar seus projetos, mas torná-lo mais ditador.
Fora as mudanças de marte e mercúrio retrógrado, temos somente as leves mudanças de lua:
- 18/03: lua em áries - mesmo dia da entrada de marte em capricórnio. A lua em áries chega já intensificando a tendência de impulsividade e sentimentos extremamente exagerados; áries é um signo bastante cheio de paixão, e acaba que ligado ao mercúrio e vênus, se tornará muito exaltado no que diz, pensa e como se porta em relacionamentos. Já para ações, é um momento perfeito para começar e buscar construir coisas. É o momento de correr atrás - aproveitar antes da entrada do mercúrio retrógrado.
- 21/03: lua em touro - mudança para um signo mais conciso e cheio de certezas. Paciente e lento, touro conquista o que quer a seu tempo; para tomar uma decisão leva eras, e pode se tornar um tanto quanto cômodo. Deve dar forças de planejamento ao marte, antes do início da construção - torna a visão um pouco mais clara sobre o que pretende fazer ou não, pesando todos os fatores em sua balança. Mesmo dia da entrada do sol em áries, o que é extremamente importante para tentar balancear essa carga de energia exagerada que vai somar com o que já existia antes.
- 23/03: lua em gêmeos - mesmo dia da entrada de mercúrio retrógrado. Gêmeos é um signo bastante ruim para a área de sentimentos, pois é muito mais de pensamentos. Não está exatamente ligado à esfera emocional, apesar de pensar bastante sobre tudo o que está acontecendo. Seu principal feito será a influência péssima com o mercúrio retrógrado tornando nossos pensamentos cada vez mais rápidos, ansiosos... e desfocados! Se bem preparados, podemos nos tornar mais dinâmicos e produtivos (usando bem o marte em capricórnio para organização e construção).
- 25/03: lua em câncer - uma leve organizada emocional, depois desse banho de impulsividade e ansiedade. Câncer é bastante bom para colocar tudo no lugar, deixar nossos sentimentos mais calmos; claro que câncer tem uma grande tendência a ter picos emocionais, de modo que a lua se torne triste e alegre em momentos diferentes e próximos. É uma característica do signo, que compreende o que sente e se permite sentir plenamente.
- 27/03: lua em leão - infelizmente, a lua pode acrescentar muito negativamente no egoísmo ariano! Leão é um signo que sente muito intensamente, e que pode ser extremamente egocêntrico e narcisista. Claro que essa não é a principal característica do signo, mas quando ligado a um astro retrógrado, tende a tomar seus lados "escuros". Por um lado positivo, em relacionamentos, leão é extremamente intenso e apaixonado, de modo que pode dar uma "suavizada" na situação agressiva de áries - apesar de apostar que o drama leonino pode acabar piorando tudo, já que áries é tão abrupto no que faz.
- 29/03: lua em virgem - volta a ajudar no planejamento e organização das construções, e trás uma certa reserva emocional. A lua em virgem não é exatamente propícia para sentimentos, sendo pior que gêmeos porque é um signo de terra e este elemento não flui energia. Portanto, a lua em virgem deixa aquela reserva pessoal e acabamos nos voltando para trabalho; na área de relacionamentos, as críticas podem ser exageradas, especialmente as auto críticas!
- 31/03: lua em libra - finalmente uma balança para pesar os dois lados! A justiça e imparcialidade librianos aparecem para tentar dar uma equilibrada no pensamento e certa agressividade arianos. Libra é o signo perfeito para controlar áries, já que ambos são opostos complementares e, por isso, estão sempre ensinando um ao outro. Libra trás não somente o equilíbrio, como também a habilidade de diplomacia e comunicação - perfeitos para a área de trabalho e para tentar ter aquela conversa importante!
As relações com os planetas "secundários" (aqueles de ciclos grandes) se tornam mais relacionadas a previsões e, portanto, difíceis de serem colocadas de uma forma mais genérica: júpiter é um planeta muito relacionado à fertilidade e, durante esse período, pode acabar se tornando um pouco mais "bloqueado" - áries é um fogo intenso que queima e pode destruir, portanto, é dito "menos fértil" que outros. Em relação a outros, enxergamos mais uma previsão social do que pessoal: um mundo capitalista e conservador (plutão em capricórnio), que vive em ideologias utópicas (urano e netuno em peixes), buscando uma mudança ou planejamento de mudanças de ordem financeira (empregos, por exemplo) e tradicional, que está passando por um momento de agressividade causado por diálogos egocêntricos e infantis (áries). Uma sociedade agressiva, que tem muita iniciativa mas pouca compreensão do outro. Com a entrada do mercúrio retrógrado e marte em capricórnio podemos esperar ou atitude de construção ou a piora de atos conservadores e ditatoriais.
No dia 01 de abril começamos um novo mês e eu volto aqui para outra parte de previsão d'O Céu (01 a 15/04). Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida é só perguntar!
Beijos aquarianos
コメント