top of page

O Céu

  • Foto do escritor: Nina & Alice
    Nina & Alice
  • 26 de fev. de 2018
  • 15 min de leitura

Constelação de pisces feita por mim - por favor, não copiar ou plagiar.


Pensei em explicar algumas coisas sobre astrologia antes de já entrar no céu atual, mas acredito que eu deva fazer posts separados para planetas, signos e afins; para não ter ninguém perdido em frases como "sol no último decanato de sagitário passando por um quincúncio com quíron aspectado pela lua", vou colocar traduções logo em seguida (risadas). Dessa forma, vamos para o céu do momento.


Como sabem, o céu astral (diferente daquele céu astronômico real) muda constantemente. Os astros andam e dão ré, passam por constelações e reiniciam o ciclo dezenas de vezes dependendo da velocidade de seus ciclos (a lua é mais rápida, entre 2 e 3 dias, e plutão o mais demorado; chega a gerações e gerações). Dessa forma, a cada momento temos um céu que se apresenta diferente para nós e que nos influencia - ainda não vou entrar no mérito das explicações nada racionais da astrologia para as influências dos astros, mas comento apenas que apesar de ser astróloga, devo admitir que não fazem o menor sentido, risos.


Assim sendo, Hoje estamos passando pelo "mês" de peixes, que começou no dia 18 de fevereiro. Antes era aquário e quando chegar 21 de março, será áries. "Passar pelo mês de peixes" não significa que cada mês pertence a um signo; na verdade, essas "mudanças" de um signo para outro nunca são certinhas e algumas acontecem até no meio do dia - ou você achou que um ia até 23h59min59seg e 00h00h00 entrava o outro? Está redondamente enganada! Também vamos esclarecer esse negócio de "signo do mês": você é taurina, esse é seu signo. Mas esse signo que você diz na verdade é somente um dos planetas que existem no mapa astral de uma criatura. O signo ao qual você se refere representa a sua personalidade. Assim, sendo, o mês daquele signo é quando o sol (planeta da personalidade) está passando pelo período daquele determinado signo:


Peixes vai de 18 de fevereiro a 21 de março. O signo é peixes; portanto, o sol está passando por peixes! (a personalidade de quem nascer neste momento será, basicamente, pisciana).Se alguém nascer no período de leão, terá sua personalidade leonina, do jeitinho que o sol quer!


(esse detalhe merece posts à parte, mas já adianto que: cada planeta, assim como nós, tem seus próprios signos! Um natural - e seu oposto, o de detrimento - e um de exagero - o positivo, que é exaltação, e o negativo, que é a queda; o sol é naturalmente leonino, seu detrimento é aquário, e seus exageros são áries e libra, respectivamente falando. Vamos conversar sobre isso depois).


Normalmente as pessoas só se importam mesmo com o signo do momento ("ih, estamos em áries, por isso todo mundo está brigando" - ???? ou então: "ih, estamos em sagitário, por isso tantas festas - ?!?!?!), com a passagem do sol porque é somente o signo do sol que a maior parte conhece ("sou aquariana" = "tenho sol em aquário". Ok, e todo o resto?). Mas todos os outros astros envolvidos na astrologia também estão passando pela mesma situação, ou seja, também estão correndo e dançando no céu astral - cada qual em seu próprio tempo, mas sim, eles estão. Portanto, neste dia 25/02, a situação do céu é a seguinte:


Sol e Lua fazem parte (junto com o ascendente) da tríade astral - parte principal que monta a personalidade e caráter básicos de uma pessoa. A partir desses astros e posições, temos o mapa primário - que molda as faces desse alter-ego e id de alguém, basicamente todos os aspectos da vida desse alguém.


- Sol em peixes (início do primeiro decanato - netuno) = personalidade, ego, de forma pisciana (sábia, conhecedora dos sentimentos próprios e do outro, desapegada, altruísta, distraída e vitimista, romântica e idealista), com uma leve pitada de idealismos e intuições.

- lua em câncer (atravessando os primeiros decanatos, respectivamente saindo da lua e indo pra netuno) = sentimentos e formas de expressá-lo estão cancerianas - sensíveis aos sentimentos e energias - com uma leve pitada de sabedoria emocional e idealizações românticas

- mercúrio em peixes (no segundo decanato - lua) = comunicação e pensamento, expressão comunicativa, de forma pisciana (sabedoria emocional, altruísmo sentimental e distração), com uma leve pitada de sensibilidade aos sentimentos e energias.

- Venus em peixes (final do segundo decanato - lua) = modo de se por em um relacionamento e enxergá-lo, da mesma forma que o mercúrio!

- marte em sagitário (final do segundo decanato - marte) = movimento e decisões de forma sagitariana (desfocada, exagerada e otimista), com uma leve pitada de agressividade e mais movimento, impulsividade e energia ainda.


A partir daqui, os astros são referentes ao mapa "secundário" de uma pessoa. Isso acontece porque estão muito mais ligados a questões de previsões do que de personalidade ou caráter. Urano, Netuno e Plutão, por outro lado, são astros muito mais voltados para a sociedade no geral do que para o indivíduo em si - apesar de terem funções no mapa pessoal.


- júpiter em escorpião (início do último decanato - lua) = intuição e senso de justiça de modo escorpiano (emocionalmente carregado, sensível a tudo e todos, e obcecado), com uma leve pitada de sensibilidade aos sentimentos e energias alheios. Em relação à parte de previsões, significa "filhos" de forma escorpiana com uma leve pitada de sensibilidade - muito sensível ao negócio de ter filhos, e bastante fértil.

- saturno em capricórnio (no primeiro decanato - saturno) = problemas e mudanças astrais de forma capricorniana (materiais, racionais e construtoras), com mais uma leve pitada de mudanças.

- urano em áries (no último decanato - júpiter) = liberdade de espírito, originalidade, de forma ariana (impulsiva, ansiosa e cheia de energia), com uma leve pitada de intuição e criatividade.

- netuno em peixes (no segundo decanato - lua) = idealismo de forma pisciana (signo natural desse planeta!) - distraído, sábio e intuitivo por natureza - com uma leve pitada de sensibilidade aos outros e energias.

- Plutão em capricórnio (início do último decanato - mercúrio) = motivação pessoal e ideais espirituais, e sociedade de forma capricorniana (construtora, conservadora e materialista), voltada para comunicação e pensamentos, expressão comunicativa.


Durante esse momento de sol em peixes é muito comum que planetas que tenham o mesmo ciclo do sol (como mercúrio e vênus) estarem passando por esse signo - é por isso que a grande maioria tem o signo do mercúrio igual ao de nascimento! E já deu para ter uma boa noção de que esse período até a entrada de áries, pois ele está recheado de planetas e signos de água, representando muito da necessidade de auto-conhecimento e ligação aos sentimentos do outro. É uma boa época para amadurecer emocional e espiritualmente, buscando a troca de experiências e uma conexão com a sua própria sensibilidade.

O sol em peixes, de certa forma, vai reger a "proposta" astral para o mês do signo; o 'universo' quer que as pessoas se conectem mais emocionalmente umas com as outras, com a natureza, com a intuição espiritual e sentimental, no geral. O signo de peixes expressa essas áreas e está muito relacionado ao amor transcendental (sendo um signo muito sensível para isso e bastante romântico!), ao idealismo e à ilusão; como está vivendo mais em outro plano do que neste material, o signo de peixes é bastante desapegado à vida aqui, no geral, e não é nada materialista - apesar de ter um certo interesse pelo luxo, até. É um signo de justiça, muito gentil e honesto, mas que pode ser bastante vitimista e manipulador, iludido e extremamente avoado.

Assim sendo, o momento está mais do que completo de referências piscianas! É um momento de base de peixes, e também de comunicação e forma de se portar em um relacionamento (ambos no decanato de lua). Isso nos mostra uma tendência bastante forte dessa tendência de peixes de se voltar para relacionamentos e sentimentos. O mercúrio é, normalmente, um planeta muito mais de pensamento lógico e racional; afinal de contas, seus signos naturais são gêmeos e virgem e seu exagero (sua exaltação) é aquário! Um planeta claramente com influência de ar e terra, que não tem como proposta o sentimentalismo ou emoções, conhecimento emocional no geral. Portanto, para um período de mercúrio em peixes, é possível dizer que é um momento de muita troca de informações sentimentais entre as pessoas! Conhece a famosa DR? Pois então, isso significa algo ruim! Na verdade, discutir o relacionamento é uma forma de trocas emocionais entre duas pessoas para uma maior compreensão entre elas - o diálogo é uma das coisas mais importantes.

Portanto, de forma positiva, esse mercúrio em peixes nos diz que é um ótimo momento para buscar uma tentativa de trocas sentimentais - de conversas sobre isso - porque o mercúrio está sendo influenciado a fazer isso; só que infelizmente, nem tudo é flores. O mercúrio natural é virgem, e portanto mercúrio em peixes é seu detrimento, afinal de contas, os signos são opostos complementares! A parte de "complementar" é boa para o mercúrio - debater e chegar a uma solução e tudo mais - mas a parte oposta é que são elas: virgem é um signo focado, concentrado e muito organizado; metódico, consegue expressar de forma concisa seus pensamentos e se manter claro e objetivo a todo momento. Portanto, o mercúrio em peixes é exatamente o oposto a isso! É um mercúrio desfocado e distraído, desorganizado e perdido em seus próprios devaneios; não completa frases ou escreve/fala errado, de modo que não é facilmente compreendido! - e bem, para um mercúrio que gostaria de trocar experiências emocionais através de diálogos, não vejo isso como uma boa solução.

Por outro lado, a venus também está em peixes e acredito que isso ajude bastante nessa tentativa de compreensão do outro pois peixes é o exagero positivo (exaltação) desse planeta! A venus é justamente a forma de se portar e de enxergar um relacionamento, e a proposta é simplesmente amar e ser amado incondicionalmente; sem ver a quem ou ao que. É um planeta que, também, gostaria de expressar seus sentimentos e se estar naquele relacionamento de forma plena, sem tomar posse do outro ou sem reprimi-lo de qualquer modo, pois teria total noção e entendimento do sentimento alheio (sabedoria pisciana!!). Apesar disso, o exagero é que peixes realmente ama a tudo e a todos, exageradamente, a todo momento, de forma quase prejudicial - como um viciado em amor. Tem tanto amor, que quase explode, e confia cegamente no outro e se entrega cegamente, acreditando que todos fazem o mesmo, ou buscando um amor incondicional que talvez não viva com tal pessoa - ilusão e amor romântico idealizado.

Ambos os planetas (venus e mercúrio) estão passando pelo decanato da lua. O primeiro, mercúrio, está exatamente no meio e portanto recebendo mais influencia da lua do que a venus - que já está no final, indo para plutão (e ai que ela fica obcecada e reclusa; distante, mas possessiva; falaremos daqui a duas semanas sobre isso). Contudo, ainda assim, ambos estão no mesmo decanato e portanto em aspecto de conjunção - bem como o sol. A conjunção significa simplesmente que os planetas estão no mesmo signo, e portanto sua força fica ainda maior.


De tal modo, temos aí um possível breve "resumo" sobre o momento de peixes: vontade de auto-conhecimento e total liberdade emocional, conexão com intuição e espiritualmente, de modo a se tornar mais sensitivo a todos e às energias, buscando comunicar essa experiência e trocar conhecimentos com o outro, mas sem conseguir se expressar clara e objetivamente; apesar de tudo, há uma grande necessidade de amar e ser amado, podendo então idealizar situações que só existem em suas cabeças.


Seguindo o mapa, temos a influência bem grande da lua que aumenta essa força e vontade sentimentais de peixes. É uma lua em câncer, curiosamente no decanato de netuno (planeta regido por peixes!!), que nos reforça basicamente a ideia de necessidade emocional e sentimental. É uma certeza bastante grande do que está acontecendo dentro de nós, e uma clareza bastante forte em relação a esses sentimentos. Portanto, ligado ao mercúrio, apesar de não ser tão objetivo para expressar o que está sentindo, provavelmente a pessoa terá uma certeza interna bastante grande dessas emoções. É uma lua bastante intuitiva, mas como está em câncer e ligada ao decanato de netuno, eu diria que acaba se voltando muito mais aos idealismos do que a intuições em si. Portanto, vamos reforçar aqui: momento de tomar cuidado para não idealizar situações que só existem em suas cabeças! Afinal de contas, netuno significa idealismos, e o signo de câncer - vamos combinar - é bastante "entregue" nessas situações, sendo um signo de fácil 'manipulação' sentimental (apesar de ser bastante manipulador e entendido de seus próprios sentimentos e sensível aos outros, câncer é um signo que precisa somente de "base emocional" para entrar em relacionamentos. Apesar de ter controle da lua, com esse decanato em netuno não seria muito difícil para que fosse "dado a imaginar situações romanticamente iludidas").

Temos, por fim, a ligação com o próprio netuno em peixes no decanato da lua! O próprio idealismo está em seu signo natural, justamente no decanato das emoções. Quero dizer, quer mais provas de que esse é o momento emocionalmente importante? Netuno, além de idealismo, fala muito sobre intuições também, além de estar ligado à própria lua que também é um planeta bastante intuitivo! Há, também, uma leve influência desse júpiter em escorpião, no decanato da própria lua. O planeta, sendo crescimento pessoal e intuição, nos apresenta uma vertente um tanto quanto "obcecada" dessa parte, sendo uma influência relativamente perigosa a tudo que se refere a peixes: escorpião não é o vilão do zodíaco (nenhum signo o é!), mas de fato tem muita carga emocional que deve ser bem trabalhada para não ter um peso mais negativo do que positivo! Escorpião pode trazer obsessão, possessividade e rancor à parte emotiva, contudo, se for bem trabalhado, tudo o que este signo quer é compreensão pessoal e entender quem ele é em relação aos outros! Dessa forma, esse júpiter está somente reforçando a necessidade de conhecimento pessoal do momento "ei, trabalhe quem você e o que sente de verdade para consigo e com o outro, caso contrário vai se tornar uma pessoa negativamente escorpiana - rancorosa, introspectiva, reservada e carregada".


Todos esses planetas em câncer, peixes e escorpião estão formando um aspecto que chamamos de trígono - ou o famoso "paraíso astral". Esse aspecto é de total harmonia, portanto, não vejo como esse período poderia acabar de forma negativa! Tudo nele está voltado para o sucesso do conhecimento e troca de energias, a menos que ninguém trabalhe ou tenha consciência disso. Assim, acredito que durante esse momento seja muito importante uma relativa "introspecção" para ponderar sobre o que é sentido e o que é preciso expressar ao outro, de forma que a pessoa consiga organizar seus próprios pensamentos e durante esse provável diálogo se manter bastante clara e objetiva para que a troca de conhecimento seja ampla e completa! - e realmente proveitosa, afinal de contas, a vontade de peixes é sempre o aprendizado (reforço a necessidade de introspecção caso seja seu inferno astral, especialmente!).


Mas claro, a introspecção tem um planeta falando contra no momento: marte em sagitário! Tudo o que ouvimos falar de sagitário, não é necessariamente uma mentira: de fato, é um signo bastante extrovertido, animado, inteligente, curioso, dinâmico (ou seria desfocado? Fica a questão) e adorável! Sagitário é aquela criança que até quem não gosta de crianças, gosta da criança sagitário. E para um marte, esse é um signo "perfeito", eu diria. Marte nos coloca necessidade de movimento, de imposição, afinal, seus signos naturais são áries (o movimento, ação) e escorpião (o sexo e a imposição), e acredito que nada melhor do que um signo hiperativo como sagitário! Esse movimento todo dá uma grande energia e necessidade de locomoção - literalmente! Queremos sair correndo, fazer exercício, buscar uma atividade nova, temos curiosidade em praticar novos esportes, especialmente caso esse marte em sagitário caia numa casa 5 do mapa de alguém; se cair na casa 9, pode significar uma necessidade de correr atrás de busca espiritual e/ou viajar para o exterior, fazer aquela longa viagem de auto-conhecimento!

Como estamos com muitas coisas em peixes, esse marte em sagitário está numa relação de bloqueio com elas de modo que vai ter uma característica mais de atrito. Isso se dá de forma positiva porque ele vai meio que acelerar essa busca por conhecimento, mas de forma negativa porque marte - sendo originalmente ariano - é ansioso, impaciente e imaturo; assim, quer tudo na hora, bate o pé e manda que o resto corra atrás de busca espiritual imediatamente! Portanto, acaba deixando esse auto-conhecimento e conexão um tanto quanto obtusos e acelerados demais: corremos atrás, nos estressamos, "preciso fazer isso para tentar entender o outro", "preciso fazer aquilo para me entender", e tudo IMEDIATAMENTE PARA ONTEM! Mas não é assim. A relação de atrito do bloqueio propõe aprendizado entre os signos, portanto, da mesma forma como sagitário dá energia para peixes não ficar parado para sempre esperando o conhecimento cair do céu - literalmente - peixes também ensina à criança hiperativa (e super fofa) que não é preciso tanto estresse ou ansiedade; as coisas acontecem com o tempo. Temos nossa realização espiritual e sentimental em nosso próprio tempo! É como "dizem": tempo é relativo e pessoal; cada um tem o seu.

A ansiedade de marte também é exagerada por um urano em áries: liberdade de espírito ariano - para o mais breve possível... Hoje... ONTEM! Essa ansiedade é piorada, inclusive, com o fato de que marte se encontra no decanato do próprio marte; portanto, se torna um tanto quanto agressivo (que é o que justamente não queremos quando precisamos dialogar com alguém sobre nossos sentimentos - ou sobre os sentimentos alheios).

Tudo isso piora quando, no dia 07/03, mercúrio e vênus mudam para áries! Então, sabe essa ansiedade obtusa, essa mania de pular para conclusões e impulsividade, impaciência, ficam ainda piores - especialmente se levarmos em consideração que serão as áreas de comunicação, pensamento e relacionamentos que estarão assim! Claro que temos boas características para áries, como a energia, iniciativa e paixão de movimento (eu, como boa aquariana, admiro bastante essa força ariana para começar projetos e ter ideias novas e começar a colocar no papel, essa paixão e força de vontade para começar as coisas! - pena que nunca terminam, risos). Mas levando em consideração que mercúrio e venus iniciarão seus ciclos de áries justamente no decanato de marte... Infelizmente, a "pegada" dos planetas será de mais agressividade e impetuosidade; portanto, juntando com o marte sagitariano agressivo e ansioso, podemos esperar discussões fortes e atritos grandes - egoísmos e necessidade de expressar o que pensamos e sentimentos, mas de forma tão ansiosa, que acabamos pulando direto para o final sem conseguir sermos muito claros.


No meio dessa guerra emocional de ansiedade, temos saturno e plutão em capricórnio - respectivamente no decanato de saturno e no de mercúrio - que simplesmente expressam o andamento da sociedade e mudanças que estão para ocorrer. Saturno em capricórnio é interessante, pois não fala necessariamente sobre uma mudança espiritual, pessoal, etc., que precise de um grande "rebuliço" emocional para ser resolvido (como foi ano passado! Saturno estava em sagitário). Normalmente saturno no decanato de saturno, por capricórnio, é justamente uma questão material a ser resolvida. Como capricórnio é o signo do trabalho (sua casa, a 10, é a de trabalho e da vocação - alô, meio de céu!) a mudança esperada é justamente no trabalho! Por isso, esperem muitas mudanças em empregos (não necessariamente demissões, podem ser promoções; ou uma vontade de correr atrás de outros objetivos profissionais).

Já plutão é uma questão muito mais complexa, pois se trata muito mais da sociedade em si. Vivemos um momento capitalista, ditador e conservador, rígido e materialista. Um momento de toda uma geração se focar em construir e ganhar bens materiais. Já nesse mapa de momento, este e saturno se envolvem de modo a confrontar o marte em sagitário - aspecto de oposição: é uma clara "briga" entre necessidade material e busca espiritual. É como se esses planetas em capricórnio estivessem afrontando a busca espiritual, dizendo "olha, precisamos de bens e dinheiro, e queremos/devemos mudar de profissão (saturno) porque vivemos numa sociedade materialista e exigente (plutão) e se você quer busca espiritual, querido, (marte em sagitário - restante das coisas em peixes) então corre (o decanato de marte no marte: ansiedade).


Em relação às mudanças da lua: no dia 28/02 esta entrará em leão então temos uma grande tendência a pensar mais em nós mesmos, no relacionamento ou nos nossos próprios sentimentos e no que nós ganhamos do outro, dentro de toda essa coisa de busca emotiva (muito cuidado para não haver vitimismos e exageros dramáticos! Cuidado com chantagens emocionais... Leão é bastante egocêntrico e egoísta quando mal colocado); em 02/03 passamos para lua em virgem, e isso nos dá uma maior introspecção - talvez para pensar em tudo o que foi "dito" ou "concluído" sobre os sentimentos e emoções cancerianas/leoninas anteriores, criticando os exageros dramáticos ou colocando de forma justa (Cuidado para não haver frieza ou auto-críticas exageradas virginianas); mudamos para libra, no dia 04/03, e isso mostra um pensamento muito mais libertador e que coloca na balança o "amor próprio" e "auto-críticas" virginianos e chegando ao que é verdadeiramente justo para o relacionamento - momento diplomático! (Cuidado para não haver submissão).

Então, 06/03 a lua muda para escorpião e justamente durante seu ciclo, mercúrio e venus mudam para áries! Dependendo da lua pessoal, essa entrada em escorpião pode ser bruta ou nem tão sentida assim. Luas mais sensíveis (peixes, câncer, sagitário...) são mais sujeitas a esse tipo de mudanças (luas em signos de ar ou terra nem tanto). Essa lua pode trazer rancor e obsessão exagerados, de modo que junto com as coisas em áries a pessoa acabe "jogando na cara" fatos que não são tão verdadeiros assim e foram enxergados através de um ponto de vista extremamente emotivo - escorpiano. Por outro lado, essa lua pode também trazer uma grande introspecção de modo que a pessoa - logo após sair daquela lua libriana - conclua e levante outras questões sobre si mesma. Mas é sempre preciso tomar cuidado com os pontos arianos que podem influenciá-la.

Por fim, dia 08/03 a lua entra em sagitário, ao lado daquele marte, e torna tudo muito mais leve e dinâmico. Com a influência dos áries nos planetas e esse marte sagitariano, de fato temos muita energia para gastar - e o melhor é que, no sexo, sagitário é um signo bastante interessado e curioso! Adora experimentar diversos tipos de coisas e está sempre pronto para ação (cuidado que ele gosta de locais públicos, então vamos nos ater à lei). E em 11/03 essa lua entra em capricórnio e chegamos ao momento novamente reservado do ciclo em que estamos fechados e muito mais voltados para questões financeiras de fato - é um signo que sente bastante, na lua, mas tem dificuldades de expressar seus sentimentos. Como eu espero que todos tenham trabalhado suas emoções e aprendizados durante o período de peixes, acredito que não seja preciso pressionar capricórnio a fazer isso e simplesmente aproveitar sua paixão por trabalho e usar a energia de marte e áries para isso! Melhor combinação impossível: áries ama começar, e capricórnio finaliza tudo conseguindo sempre o que quer de forma trabalhadora.



Sei que escrevi muito, risos, mas é difícil conter esse meu mercúrio em aquário sempre tão exagerado. Qualquer dúvida, só perguntar! Acho que será um bom período de duas semanas, muito importante para trocas emocionais; só tomem cuidado com essa questão toda de idealismo emocional - ele também está relacionado a esse próprio auto-conhecimento! Criamos um ideal de "auto-conhecimento" e "relacionamentos" e "diálogos" e tudo isso na nossa cabeça ou baseado em outros relacionamentos... QUE NÃO SÃO OS NOSSOS! Foque em você, no que você sente e tem certeza que expressa. Siga a sabedoria pisciana e tudo dará certo mais para frente.


Beijos astrais e até daqui a duas semanas ;)


Posts recentes

Ver tudo
O Céu (22 a 24/09)

Além do sol, mercúrio e vênus também estão regidos sob o signo de libra, denotando essa energia para as áreas de comunicação, pensamento e..

 
 
 

Comments


LUA NO CÉU DE ESTRELAS

Olá! Eu, Alice, e Nina somos amigas há muito tempo e decidimos compartilhar uma plataforma online para escrever sobre temas que amamos: viagens, reflexões, astrologia, resenhas... 

Quer saber mais sobre nós? Entre no link abaixo!

 

Nina & Alice

 

Email

Deixe seu e-mail!
bottom of page