02/02 - DIA DE IEMANJÁ
- Nina & Alice
- 2 de fev. de 2018
- 4 min de leitura
Olá, você
Primeiramente, Eu e Alice não temos nenhuma pretensão em sermos famosas, reconhecidas, ricas, ou quaisquer outros sonhos ilusórios que possam vir a envolver este site.
Agora que o recado foi dado, posso seguir normalmente com a programação.
Por que criamos este site?
Como você poderá ler melhor na aba "Nina & Alice", nós nos conhecemos há muitos anos atrás - e, na verdade, ouso dizer que nossa jornada começou há 20 anos, quando eu completava 3 anos de idade e estava me matriculando no jardim de infância na escola aqui ao lado de casa. Alice estava lá também, matriculando-se, e acabamos brincando juntas. Como é de se esperar de uma criança com lua em peixes, rapidamente fiz amizade com a menina e nos tornamos grandes amigas desde então.
Durante muitos anos, mantive alguns blogs, alguns cadernos de resenha, alguns livros que solitariamente ia escrevendo para tentar colocar meus pensamentos em ordem. Antigamente, a plataforma utilizada era o famoso tumblr e, devo admitir, meus textos eram bastante deprimentes e pouco interessantes no fundo. Contudo, sempre mantive um interesse especial pela escrita - e pela leitura - que foram incentivados ao longo de todo esse tempo por familiares, amigos e um pouco por mim mesma.
Alice também mantinha um tumblr - igualmente adolescente, como o meu - e alimentava sua ânsia pela escrita até que, em pouco tempo, veio até mim dizendo que havia terminado um projeto literário sobre seu crescimento pessoal. Curiosamente, sempre parecemos estar extremamente ligadas e por algum motivo, sempre que penso em fazer alguma coisa com Alice, ela já prevê essa vontade e vem até mim; foi exatamente o que aconteceu: ao me comunicar sobre seu projeto finalizado, e pedir para que eu fosse sua leitora-beta, eu já estava planejando este site.
Mais do que pessoas que gostam de ler e escrever, amigas há vinte anos, sempre gostamos muito de conversar e debater sobre absolutamente tudo o que fosse possível - quantas vezes não cheguei muito depois do horário em casa, porque estava conversando na portaria de Alice por horas e horas? - desde demônios do eterno retorno, teorias filosóficas próprias ou o temido futuro. Nunca nos separamos, propriamente dito, porque apesar das distâncias (que atualmente se intensificam) sempre estivemos muito sentimentalmente próximas.
Para mim, escrever este site com uma das minhas grandes melhores amigas (e, por que não dizer: uma de minhas almas gêmeas irmãs?) é algo muito satisfatório. De verdade. Amo a nossa conexão mental, nossa amizade, e acho que realmente este site significa muito mais do que simplesmente postar resenhas (viagens, reflexões, etcs.) para um público interessado: para nós, significa estreitar nossos laços; a distância física pode aumentar, mas a emocional, mental e agora virtual se tornam sempre mais próximas!
Por que hoje?
Pois bem, talvez você tenha notado o título: 02/02 - Dia de Iemanjá. Não sei quantas pessoas que estão lendo este post agora conhecem orixás - do candomblé ou umbanda - mas certamente já ouviram falar da Rainha das Águas, a tal dona do mar para qual muitas pessoas fazem barquinhos e entregam oferendas no ano novo - flores, espelhos, por exemplo. Pois bem, hoje é dia dela... e meu também! como uma boa filha do mar, nasci no dia da Rainha das Águas, sob a luz da Lua - apenas uma das minhas milhares de conexões com este satélite natural, vocês ainda vão ver (curiosamente, uma vez Alice me escreveu um texto de aniversário com um título muito semelhante ao desta postagem! Lembro que gostei tanto, tanto, que ainda o mantenho guardado nos meus favoritos).
De todas as datas do ano, o aniversário - especialmente o meu, claro - é o dia mais importante sem dúvidas. É o dia de nosso nascimento, quando nossa vida é celebrada e o retorno para mais um ano é exaltado; amigos e parentes desejam parabéns - bem, normalmente a maioria é apenas por obrigação social, mas essa é a vida - e de certa forma estão comemorando você em suas vidas. Como astróloga, o aniversário é uma das datas mais fundamentais de todas: é quando o Sol (seu signo) volta à posição do seu no momento de seu nascimento! Seu ano astral, real, começa no seu aniversário e, curiosamente, meu aniversário astral nunca é 02/02 - mas sim 01/02! (vamos falar sobre isso eventualmente). Eu amo meu aniversário - de certo amava mais quando criança - e amo passar este dia especial apenas com pessoas especiais, com suas energias gratificantes que vão contribuir para a minha jornada em mais um ano astral.
E não preciso nem comentar como é incrível para mim estrear este site justamente no dia de hoje! Um dia especial para realizações especiais. Acredito que o que fazemos no dia de nosso aniversário é tão importante quanto o que recebemos das pessoas (tanto palavras quanto energias) e certamente acho que a criação deste site tem uma importância espiritual grande para mim.
Esperamos que todos gostem, assim como estamos amando criar tudo. O site é todo planejado de forma a parecer uma casa: o jardim (livre), a biblioteca (eloquência literária), o quarto (reflexões) e o telhado (mercúrio em aquário). Nosso objetivo é movimentar uma parte a cada duas semanas; portanto, postarei em Eloquência Literária a cada duas semanas, por exemplo. Não haverá uma ordem restrita ao relação aos cômodos que serão movimentados, tudo vai depender muito do que temos preparado de interessante e também da nossa vontade em falar sobre determinado assunto - portanto, podemos postar até mais de duas vezes na semana, por exemplo!
Fiquem atentos, então, para qualquer novidade.
Um beijo da Nina e da Alice.
Comments